Por Samara Chêirla dos Santos – 2A
A Ditadura Militar foi um período muito sombrio de nossa História.
João Goulart foi um dos presidentes do Brasil, só que ele tinha umas ideias socialistas e os militares não gostavam nada disso. Para limitar seu poder, usaram de várias estratégias, entre elas o sistema parlamentarista. Mas Jango fez um plebiscito e o povo escolheu o antigo sistema presidencialista. A primeira coisa que Jango fez foi propor suas Reformas de Base. Os militares, irados, deram o famoso Golpe de 1964: tiraram Jango da presidência e colocaram o General Castelo Branco. E detalhe: não consultaram o povo.
Para atender a seus interesses, os militares fizeram uma lei acima da Constituição: o Ato Institucional. Tudo o que não era aceitável na Constituição, era permitido nos atos. Ao todo, foram cinco Atos Institucionais. Eles limitaram muito as pessoas.
Os militares não admitiam críticas. Torturavam e até matavam pessoas que ousassem se rebelar. Muitas pessoas famosas como Geraldo Vandré, Gilberto Gil e Caetano Veloso foram presas por causa de músicas que continham disfarçadamente um protesto.
Enfim, como nada dura para sempre, a ditadura foi acabando com o passar dos anos, mas ainda restam muitos mistérios a seu respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário