O Brasil é um país democrático no qual a população elege os seus representantes políticos, isto é, seus governantes, pelo voto direto. Todos que possuem mais de 18 anos são obrigados a votar por lei e, portanto, têm a responsabilidade de analisar e escolher o candidato mais capacitado para a melhoria do país. Entretanto, será que apenas isto basta? Deve-se somente escolher o candidato e "virar as costas"?
Ouve-se frequentemente no cotidiano brasileiro frases como "os prolíticos não prestam", "são todos ladrões!", "não fazem nada pelo país", etc. Num país enorme como o Brasil é muito grande o número de políticos atuantes e, portanto, a fiscalização de suas ações é uma tarefa muito difícil, especialmente pelo grande número de pessoas que tem a obrigação de fazê-la, a população brasileira.
Os políticos têm o dever de zelar pela melhoria do país e, portanto, das condições de vida da população e esta, por sua vez, o de fiscalizar as ações dos políticos e cobras destes que cumpram seus deveres. Caso os políticos não cumpram suas funções, é dever da população se manifestar e exigir que els o façam. Para tanto, todo cidadão brasileiro deve estar atento às questões que ocorrem no país.
A democracia é um sistema de governo baseado na vontade do povo e deve estar de acordo com a maioria. No entanto, este sistema de governo só funcionará efetivamente quando toda a população brasileira se tornar crítica, consciente e ativa quanto à cobrança do que os governantes devem fazer para a melhoria das condições de vida da população atual e das gerações futuras.
Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário