Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: A Revolta de Canudos

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Revolta de Canudos


Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

A Revolta de Canudos foi uma das rebeliões ocorridas na República Velha.

Composta por camponeses pobres e extremamente religiosos, eles tinham o objetivo de lutarem por melhores condições de vida. O povo estava sendo muito humilhado e excluído da sociedade, então, mais uma razão da revolta.

O grande líder dessa rebelião foi Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro. Esse beato era uma espécie de curandeiro, então as pessoas gostavam muito dele. Ele fazia sérias críticas à República e isso fez com que ele ganhasse muitos inimigos.

O povo, sabendo da fama de Antônio, percebeu que era a oportunidade de eles conseguirem uma vida melhor. Eles decidiram abandonar seus patrões e seguí-lo. Antônio fundou o Arraial de Canudos e ficou muito famoso.

Os fazendeiros ficaram irados com Antônio e resolveram reclamar com o governador. Eles mandaram tropas para o arraial, só que os camponeses massacraram o exército, contabilizando, no total, três derrotas para o governo. Na quarta expedição, o exército já foi mais bem equipado e destruiu o arraial. Antônio Conselheiros morreu de causas naturais.

Essa revolta mostra que a sociedade realmente vinha evoluindo, porque percebeu que já era a hora de lutar pelos seus direitos.

Um comentário:

  1. Diego Teruo Mendes de Souza9 de junho de 2013 às 09:12

    A Guerra de Canudos foi um trágico e triste episódio de nossa história, quem sabe com ele nós não possamos aprender a sermos um pouco mais justos e tolerantes conosco mesmos e com os outros.

    ResponderExcluir