Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD

terça-feira, 13 de março de 2012

Participe do Colegiado Escolar!


O Colegiado Escolar é um grupo que reune representantes de todos os segmentos de uma escola. Há representantes de pais, de alunos, de funcionários e de professores. Este grupo se reune para tomar decisões importantes, desde verbas recebidas até situações de alunos. Além do mais, é um meio para se sugerir algo ou reclamar também.
Na sexta-feira, dia 23 de março, haverá eleição dos novos membros do Colegiado do Henrique Diniz. 
Não deixe de votar e escolher seu representante. Ou seja você mesmo o representante de seu segmento!

Professora Paula, atual representante de professores

Olimpíadas de matemática


Atenção alunos! Foram abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de março.
Participem e defendam o nome de nossa escola!
Para maiores informações, acessem o site www.obmep.org.br 
Segue o cronograma das provas para o ano de 2012:
Provas da 1ª Fase - 5/6
Provas da 2ª Fase - 15/9

Participe do Colegiado Escolar!

O Colegiado Escolar é um grupo que reune representantes de todos os segmentos de uma escola. Há representantes de pais, de alunos, de funcionários e de professores. Este grupo se reune para tomar decisões importantes, desde verbas recebidas até situações de alunos. Além do mais, é um meio para se sugerir algo ou reclamar também.

Na sexta-feira, dia 23 de março, haverá eleição dos novos membros do Colegiado do Henrique Diniz. 
Não deixe de votar e escolher seu representante. Ou seja você mesmo o representante de seu segmento!

Professora Paula, atual representante de professores

Olimpíadas de matemática

Atenção alunos! Foram abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de março.
Participem e defendam o nome de nossa escola!
Para maiores informações, acessem o site www.obmep.org.br 
Segue o cronograma das provas para o ano de 2012:
•    Provas da 1ª Fase - 5/6
•    Provas da 2ª Fase - 15/9
Vice-diretor Felipe

segunda-feira, 12 de março de 2012

Felicidade

O corre-corre da vida às vezes nos faz deixar o tempo passar e nos esquecermos de aproveitas o prazer de termos pessoas especiais ao nosso lado. Quando jovens, vivemos sempre pensando no agora e esquecemos de olhar as coisas e as pessoas importantes que vivem próximas de nós.

Hoje posso dizer que perdi um pedaço de mim e pergunto se aproveitei bem o tempo, as horas, as conversas, o carinho, o respeito e tudo aquilo que tive oportunidade de viver a seu lado. Sonho, penso e estou cada vez mais certa de que a falta que ele me faz hoje é a mesma que me faz sentir fraca. Agarrei e me apeguei a coisas e pessoas para tentar não pensar nele, mas não consigo.

Tomei uma decisão importante em minha vida e voltei a estudar. Sei que ele adoraria ver sua filha formar, mas pena que deixei o tempo tomar conta de minha vida de uma tal maneira que, depois que ele se foi, vi que não havia mais tempo.

No entanto, quero agarrar agora a vida de maneira diferente. Quero ser forte como sei que ele estará me ajudando a superar todas as dificuldades que viverei. Tenho uma grande esperança que estará feliz me vendo avançar na vida novamente.

Ser feliz faz parte da vida, mas a felicidade só nós conquistamos. Por isso agradeço meu pai por tudo o que me ensinou.

Keila Cristina Tonussi, EJA1.3

Volta às aulas

Depois de dezessete anos sem estudar, decidi recomeçar, porque, na verdade, nunca foi de minha vontade ter parado ao me formar na 8ª série. O amor a minha mãe foi mais forte que a razão; apesar de ter cinco irmãos e todos mais velhos do que eu, nenhum deles podia cuidar dela, pois ela parou de andar devido a uma doença no sangue.

Era delicado o caso dela. Foram todos estes anos de uma experiência incomum, despertando em mim o desejo de ser enfermeira, pois com ela nos hospitais frequentemente, adquiri alguma experiência.

Mas em novembro do ano passado, ela me deixou. Fiquei um pouco perdida, mas relembrei a importância do estudo e decidi continuar, principalmente porque o conhecimento é vital em nossa vida. E está me fazendo muito bem estar novamente em uma escola; a expectativa do aprender me desperta para uma vida de bons planos em um futuro melhor.

Malvina Márcia Silva Alvim, EJA1.3

Brasil em festa

Bom, todos nós sabemos que, no Brasil, o ano começa na verdade após o carnaval. O povo fica em festa durante quatro dias.

Mas esquecemos que nessa época são votadas as leis mais absurdas justamente porque o povo está em festa e não quer nem saber o que nossos políticos estão fazendo.

Por isso, nós não deveríamos só pensar em samba, folia e festa e sim no que os políticos, que lá colocamos para nos representar, estão fazendo, porque depois o carnaval acaba e nem se quer sabemos o que eles votaram lá no plenário.

Acho que o povo brasileiro tem que cobrar mais de nossos políticos e não pensar só em festa.

Divertir sim e cobrar sempre.

Maria Helena dos Santos, EJA1.3

Felicidade

Ouvi alguém bater à porta

Vacilei, não quis abrir

Achei que fosse a saudade que andava a me perseguir

Bateu novamente e não insistiu

Desceu as escadas em silêncio e para sempre partiu

E para sempre partiu, deixando na porta estas palavras fatais:

“Eu sou a felicidade e não voltarei nunca mais”.

Izabela Aparecida, EJA 1.3

Escola que mudou os meus conceitos

Quando vi essa escola pela primeira vez, eu falei:

- Eu nunca vou estudar nessa escola.

Eu nem pensei direito e falava mal da escola, mas quando minha mãe me disse que eu estudaria no Henrique Diniz, eu respondi:

- Eu não quero estudar naquela escola. Deve ser horrível estudar lá. Quero ir para o “Estadual”.

Mas depois pensei melhor:

- Vou estudar lá. Vamos ver se eu vou gostar.

Agora estou aqui e estou adorando.

- Bem que você estava certa – disse para a minha mãe – ; eu tinha que estudar lá para ver se iria gostar mesmo.

Vamos ver se agora eu vou ficar quieta aqui, porque eu trocava de escola toda hora, pois não gostava de nenhuma. Mas aqui foi diferente, eu estou gostando muito de estudar. Só espero que eu consiga passar de ano.

Jhenifer Daniely Rocha de Castro, EJA1.3

Humanidade

Muitos dizem que não há sentimento entre duas pessoas depois que passam a se envolver mais do que o normal. Acho errado, pois quando se convive muito com uma pessoa, ainda mais se for por opção, há um sentimento fortíssimo que os une, seja um conhecimento aprofundado da outra pessoa ou qualquer outra coisa, que pode nem ter sido no início do relacionamento. 

Mas com o decorrer do tempo, o sentimento vai aparecendo e, se for a pessoa certa, casamento, ou apenas morar junto, torna-se algo muitíssimo agradável.

Amor, quem diz que existe? Há mesmo esse sentimento? Não sei. Sei que talvez seja por meio deste que muitos se adoram e o passam adiante.

Yuri Jesus dos Santos Rosa, 3.13

segunda-feira, 5 de março de 2012

Arte


Paulo Augusto do Nascimento Nunes, 2.12

Retratação

Estou escrevendo aqui para me desculpar sobre o último texto que escrevi.

No momento em que escrevi aquilo só sabia um lado da história. Procurei me informar mais e fiquei sabendo que aquilo que escrevi era mentira e que eu teria magoado e chateado algumas pessoas. Como eu não gosto de “injustiças”, resolvi escrever me desculpando.

Mesmo que muitos já tenham lido, queria muito que apagassem isso, pois injustiça foi cometida com que não merece.

Não tem como mudar o estrago que já foi feito, mas, do fundo do coração, queria me desculpar, pois não foi a minha intenção.

Mariana Gomes Turchetti, 2.7

Desmatamento

O homem não tem jeito. Vira e mexe está ele mexendo na natureza. O homem inventa tanta coisa, tanto produto novo. Tantos aparelhos novos, tanta tecnologia. Para quê? Ele vive interferindo na natureza. E quem sofre? Ele mesmo.

O desmatamento continua acontecendo. O homem vive falando da salvação do planeta, da economia das águas, mas continua cortando árvores. Fala em proteger a natureza, os animais, as florestas, os rios, os mares. E o homem cortando árvores?

As enchentes a todo momento, pessoas morrendo nas inundações, a poluição... O que estão fazendo com o nosso planeta? E o homem cortando árvores?

Fazem campanhas: “vamos proteger a natureza”, “vamos pensar no amanhã, nas gerações futuras”, “temos que proteger os animais” e a poluição cresce a cada dia. O homem teima em derrubar árvores, para quê? Para fazer carvão? É para o progresso? Que progresso?

Até quando?

Com este progresso? E o homem, cortando árvores?

Marilene Lopes Rodrigues, EJA1.3

Tarde demais

Certo dia, Eliza saiu de sua escola e se deparou com um garoto, pelo qual se apaixonou à primeira vista. O que ela não imaginava é que ele seria o grande amor de sua vida. Procurou saber um pouco mais sobre sua vida e logo descobriu que ele tinha uma grave doença e que seus dias estavam contados. No momento ela ficou muito assustada, pois o garoto por quem tinha se apaixonado iria morrer.

No dia seguinte, ao chegar a sua escola, encontrou uma carta em cima de sua carteira, a qual dizia:

- Preciso conversar com você! Espero-te no final da aula no portão da escola.

Eliza então ficou surpresa naquele momento.

Ao chegar ao portão, lá estava Júnior, o garoto por quem estava apaixonada. Ele lhe entregou uma carta e disse a ela que só poderia ler a carta no dia seguinte.

No outro dia ela se emocionou ao ler a carta de dizia:

- Sempre fui apaixonado por você, mas que pena que você descobriu tarde demais...

Eliza mal acabou de ler a carta e logo foi atrás de Júnior, mas ao chegar à casa dele, recebeu a notícia de que Júnior havia falecido. Ficou muito triste com a notícia, mas conseguiu levar a vida adiante, sempre levando Júnior no coração e na memória.

Miriam Cassiana Lopes, EJA1.3

Fases de um mistério

Sentimento misterioso;

Às vezes incômodo, às vezes bom;

Há pessoas que tentam enganá-lo;

Outras já não suportam o dom.


Sempre de alguma forma;

Tentando escondê-lo;

É fácil notar a chegada;

Mas impossível prevê-lo.


Alguns fala que é loucura;

Outros demonstram o quanto é belo;

Não serve se falhar com compromissos;

Para ser bom, tem que ser sincero.


Acontece com todas as pessoas;

E ninguém pode negar;

Se ainda não passou por isso;

Sua hora vai chegar.


Com certeza é belo;

Mas como eu disse... misterioso!

Pode trazer emoções.

Pode causar desgostos.


Não esconda, se já viveu;

Independente do que acontecer;

Pois vai sempre guardá-lo;

Eternamente respeitá-lo...

O amor está em você.


Wallyston Deylvis Júnior de Carvalho Januário, 1.3