Coluna
Coluna “Comunidade Surda”
Lethicia Moura, 2 REG 2, é mais conhecida como Leth. Deficiente auditiva com perda severa, usa aparelho auditivo nos dois ouvidos e sabe um pouco de Libras. Ama qualquer expressão de arte, principalmente a escrita e músicas. Sonha em um dia conseguir alcançar seus objetivos e ser feliz.
Setembro Azul
O mês setembro amarelo é também mês da conscientização e divulgação da cultura da comunidade surda, o “setembro surdo” e, para comemorar esse momento tão importante, resolvi trazer algumas informações.
Setembro azul é o mês mais importante para a comunidade surda, pois engloba diversas comemorações, 23/09 é dia internacional da língua de sinais, 26/09 é dia nacional do surdo e 30/09 é dia do tradutor intérprete de libras. Essas datas representam as conquistas, realizações e a história da comunidade, que ainda está lutando contra preconceitos, barreiras e em busca de representatividade, acesso e espaço. O setembro azul é importante pois ajuda a divulgar e discutir a necessidade de ter mais políticas públicas que apoiem a comunidade surda. E também é uma forma de conscientizar a todos sobre a importância de respeitar e incluir essas pessoas na sociedade, até porque, no Brasil, são mais de 10 milhões de pessoas com algum nível de surdez.
É importante ressaltar também que a Libras e a educação especializada são uma conquista recente. Só no final de 1970 surgiu a proposta de ensino bilíngue (português e a libras), e a Libras só foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão em 24 de abril de 2002. Oito anos depois, em 2010, a profissão de tradutor-intérprete em libras foi regulamentada. Antes dessas conquistas, a educação dos surdos era pela oralização, ou seja, pela fala, e a língua de sinais era proibida e tratada como “inferior”. Apesar disso, os surdos continuavam a usar Libras para se comunicarem.
A bandeira da comunidade surda apresenta o contorno de uma mão representando tanto a língua, quanto os membros da comunidade surda, incluindo os surdos, surdocegos, CODAs (filhos de pais surdos) e Intérpretes de Língua de Sinais e cada dedo representa um continente diferente, América, África, Ásia, Europa e Oceania.
A escolha da cor azul está relacionada à segunda guerra, na qual identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul, e então foi escolhida para representar a superação, o orgulho, conquistas e a luta por trás do Ser Surdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário