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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Independência do Brasil

O império napoleônico tem uma influência importantíssima na independência do Brasil, pois foi quando Napoleão decretou o Bloqueio Continental e Portugal não aceitou que começou a história, pois Napoleão ameaçou invadir Portugal. Mas como Portugal não podia cortar relações com a Inglaterra e não poderia desobedecer a Napoleão, se viu de mãos atadas. Foi quando, com a ajuda da Inglaterra, fez o translado da família real portuguesa para a colônia brasileira onde tudo mudou. Então o Bloqueio Continental e a invasão da França têm grande influência na independência do Brasil.

Com o translado da família real portuguesa para a colônia brasileira, grandes transformações foram geradas, pois já com a chegada da família real, os portos do Brasil foram abertos às nações amigas, o que fez com que o Brasil ganhasse grande importância. O Brasil começou a se desenvolver e deixou de ser uma colônia, pois seu desenvolvimento foi avassalador. Cresceu tanto que se tornou Reino Unido. O Brasil começou assim a ter certa independência de Portugal. Começou a ter grandes coisas que não tinha devido às importações que vinham de Portugal. Enfim, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, ele se tornou superior em relação a outras colônias e ganhou até mesmo importância maios em relação a Portugal.

Com a Revolução do Porto, muitas coisas mudaram, pois os portugueses queriam a volta de D. João VI a Portugal, com uma constituição, e os brasileiros estavam preocupados em ficar sem um rei. Com a insistência dos portugueses, D. João foi obrigado a ir a Portugal e deixou seu filho D. Pedro como príncipe regente no Brasil, o que fez com que o povo de Portugal insistisse para que o Brasil perdesse sua importância e, para isso, exigiam que D. João VI mandasse seu filho voltar a Portugal. Como ele não aceitou, mandaram buscá-lo e em resposta, D. Pedro declarou a independência do Brasil.

Fernanda Gomes de Sales, 2.12

Texto livre

Eu...

Vou continuar achando que, um dia, nós ficaremos juntos.

Vou continuar pensando em você, mesmo que isso dure dias, meses, anos...

Vou continuar criando esperanças, achando que um dia tudo estará a nosso favor.

Vou continuar imaginando nós dois namorando, e que todos os dias serão os mais felizes.

Vou continuar te colocando nos meu sonhos mais lindos e te encaixando no meu futuro.

Vou continuar chorando à noite, quando ouço apenas o som das minhas lágrimas e as batidas do meu coração, que parecem ressoar o seu nome.

Vou continuar ouvindo os conselhos das pessoas, tentar segui-los e não conseguir.

Vou continuar transformando os momentos ao seu lado nos momentos mais perfeitos.

Vou continuar me castigando, sabendo que não posso fazer isso comigo mesma, mas vou continuar fazendo.

Enfim...

Vou continuar te amando, mesmo sabendo que isso só vem da minha parte.

Marília Samara Santos Guimarães, 2.7

Entrevista

Qual o seu nome?

Iasmin Lopes Rodrigues de Carvalho.

Quantos anos você tem?

Dez anos.

Onde estuda? E o que mais gosta de estudar?

Escola Municipal Yayá Moreira. Matemática.

Você gosta de ler? Cite o nome de algum livro.

Sim. 70 historinhas de Carlos Drummond de Andrade

Fale-me o que sabe sobre o mio ambiente.

Ter cuidado com o ar que respiramos, com as matas. Não sujar as ruas, não jogar lixo nos rios e cuidar da nossa escola.

E as drogas, você já ouviu falar sobre o assunto?

Sim. Sei que as drogas nos fazem mal, que não devemos usar e nem chegar perto. Eu tenho aula do PROERD.

Você pratica algum esporte?

Sim. Faço ballet no museu Georges Bernanos.

E quando está em casa? Você se diverte fazendo o quê?

Brincando e vendo desenho animado.

Qual o seu sonho?

Tornar-me uma bailarina profissional.

O que pretende ser quando formar?

Professora.

Mande um recado para as pessoas que não respeitam os mais velhos.

Respeito é bom e eles gostam.

Você gostaria de falar alguma coisa importante para alguém?

Não usem drogas. Seja esperto.

Marilene Lopes Rodrigues, EJA1.3

Independência dos EUA

Os ingleses fugidos da Inglaterra por serem puritanos resolveram ir para esta terra com a idéia de se livrarem da sociedade que consideravam pecadora. Queriam mais liberdade e, influenciados pelas idéias iluministas, saíram do poder absolutista. E como a terra norte-americana era de pouco interesse para a rainha, ficaram vários anos com liberdade para comercializar seus próprios produtos. Formaram 13 colônias, cada uma com seus pensamentos, mas no fundo com os mesmos ideais.

Após anos esquecidos pela rainha da Inglaterra, ela decide aumentar os impostos de todos os seus súditos por causa da guerra contra os franceses. Mas ela aumentou ainda mais os impostos das colônias e isso trouxe insatisfação para os colonos. Com a Revolução Industrial inglesa, a rainha proíbe que seus colonos produzam seus próprios produtos, obrigando-os a comprar produtos ingleses. A insatisfação cresce e vários acontecimentos como o Massacre de Boston, a Lei do Chá e ataques de colonos contra navios ingleses passam a existir por culpa da rainha. As Treze Colônias decidem criar um novo exército e combater os ingleses. O auxílio dos franceses com armas foi o que ajudou a vitória norte-americana. Baseando-se nos ideais iluministas, decidem elaborar a Declaração de Independência e formar seu próprio país.

Com a criação do novo país, vieram também novos problemas como quem ficaria no poder e qual seria o sistema para decidir isso. As classes ricas prevaleceram, mas com influência da Grécia em relação a democracia, criam seu próprio sistema político. As Treze Colônias se tornam 13 Estados, cada um com seus representantes e esses representantes eleitos pelo povo são hoje os governadores. Os representantes dos estados atuavam na escolha do presidente.

Sérgio Chirolkoff Moreira, 3.13

Treze dias

Na mesa redonda da sala com paredes vermelhas encontravam-se treze pessoas as quais haviam recebido um cartão com um horário.

Todas ficavam com o cartão sem entender nada, meio que se perguntando porque estariam ali. Foi nesse instante que entrou um homem alto, bastante magro, com os cabelos compridos, muito bem vestido no seu terno escuro e com um andar que deixava uma pergunta no ar: o que teria acontecido para que ele andasse meio de lado e com grande esforço? Ele tinha uma aparência tranquila e ao mesmo tempo assustadora e enquanto ia explicando ao seus convidados o porquê da reunião e do cartão, tocava em cada um levemente.

Começou explicando que cada pessoa sentada àquela mesa tinha a cada dia que participar de uma gincana e o vencedor iria ganhar um prêmio extraordinário. À certa altura, alguém interrompeu a reunião e perguntou: o que o perdedor vai ganhar? O homem de feições distantes apesar da boa aparência deu uma olhada tão profunda ao interrogador que todos gelaram. Então, na mais perfeita calma, ele respondeu: “o perdedor, nesse horário que está escrito no cartão, irá morrer”.

Então, no decorre dos treze dias, cada participante foi morrendo e, sentado à cabeceira da mesa, o homem de roupas escuras gargalhou satisfeito.

Andréia Celestina de Morais, EJA2.4

A banda

Era um home magro e alto que tocava em uma banda de rock. Ele sempre se vestia de preto, usava umas correntes e andava meio de lado.

Na banda, ele tocava guitarra e também era vocalista. Ele e sua banda sempre se apresentavam nos eventos da cidade e a galera sempre curtia e aplaudia nos shows.

E um dia sua banda foi convidada para tocar em um dos maiores festivais de rock do mundo, o “Rock in Rio”. O homem ficou pasmo e sem palavras para agradecer tal oportunidade.

E quando chegou o grande dia de se apresentar no palco principal do “Rock in Rio”, passou um filme na sua cabeça de tudo o que ele tinha vivido no passado. Quando o show tinha acabado e a galera aplaudia sua banda, ele chorou e pensou que tudo o que ele tinha vivido valeu a pena.

Lucas Rodrigues Pilar de Oliveira, EJA2.4

Ao lado da rua

Era um homem alto, magro, sempre vestido com cores escuras. Andava meio de lado. Tocava as coisas levemente. Todas as tardes, ali sempre estava ele, com a sua muleta, acompanhado por um cão branco bonito e grande.

Do outro lado, eu observava aquele home andando pelas ruas no meio da multidão quando ele sentou-se em uma praça, pegou um jornal e começou a ler. Não me parecia ser um homem feliz. Talvez estivesse triste, pois ali estava ele, uma pessoa solitária com o seu cão, seu único amigo.

Ao entardecer ele ia embora com o seu cão com um jornal embaixo do braço naquela tarde fria e escura.

GSV

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ENEM 2012

Alunos do 3º ano!! Já estão abertas as inscrições para o ENEM 2012, que será realizado em novembro. Façam suas inscrições pelo site http://www.enem.inep.gov.br/.
Professora Paula

Texto Livre

Me desculpe se não sei expressar o meu amor com palavras de novela.

Peço que saiba você

Que tens um belo sorriso,

Que seu valor, pra mim, é maior que o de um diamante.

Que mesmo que não goste de mim como eu queria que fosse,

Saiba que sou seu a qualquer momento que for preciso.

Não posso lhe dizer que a amo,

Pois o meu amor seja, talvez, uma suposição;

Mas, por você, eu me arrisco a descobrir se o amor é uma suposição

Ou se é mesmo o maior sentimento

De todos que habitam esse planeta.

Então, mesmo que não me queiras,

Eu a desejo, ou necessito de você, e

Preciso de você; então, mesmo que não me queiras do jeito que eu te quero,

Posso lhe esperar o momento que for,

Faço o possível e o impossível por ti;

Mudei meu jeito de ser por você

E, o melhor, eu mudei para melhor

E criei sentimentos que não existiam.

Posso até não ser correspondido,

Mas quero que saiba que eu lhe digo sempre a verdade

Quando digo que te amo!

Ítalo René Almeida Braz Viveiros, 2.7

Meu complemento em forma de melodia

Outro dia, eu estava em uma festa; então, ouvi uma música lenta, que falava de amor não correspondido, e ouvi uma garota comentar: “Essa música é minha!”. Então, pensei: “Como essa música pode ser dela se a pessoa que está cantando não conhece a sua vida?”
Quando passamos por momentos difíceis na vida, há sempre uma música que conta a nossa história, mesmo que a pessoa não nos conheça. Mas, por que isso acontece? Pelo simples fato de todo mundo passar pelas mesmas coisas: decepções, alegrias, bagunças, baladas; então, fica fácil falar sobre isso.

A música contempla a alma e nos faz companhia quando estamos sozinhos. Eu busco um tipo de complemento na música. Para muita gente, a música está cada vez mais pobre, as pessoas se interessam por aquelas letras que se repetem várias vezes e que ficam na boca de qualquer pessoa. Buscar qualquer sentimento na música, esse é o ideal! Mesmo que seja de alegrias, de autoajuda, de amor, amizade, etc...
Eu tirei de uma música uma frase de que gosto muito e com que, na minha opinião, muita gente se identifica: “Príncipes encantados existem, eles só não são perfeitos, pois ninguém é. Procure alguém imperfeito, como você; esse sim será seu príncipe”.

De alguma forma, a música traz respostas para nossas perguntas e problemas, então, não procure chorar, se desesperar ou fugir de um problema; apenas ouça alguma música e reflita sobre a letra!

Marília Samara Santos Guimarães, 2.7

Eu amo você

Quanto tempo mais vai demorar pra você entender que eu amo você?

Tudo o que eu escrevo, penso, falo é pra você.

Se liga, garoto, e perceba que eu amo você!

Já não sei mais como te falar; acho melhor eu parar de tentar.

Eu já disse e repito: não quero ser sua amiga!

Se você não entender, não tem problema; eu espero. Mas um dia eu canso e, aí, pode ser tarde demais.

Eu já não quero mais essa angústia de querer saber qual é o gosto do seu beijo.

Ah, menino, acorda, que já está na hora do nosso amor acontecer! 

Iara da Silva Elias, 2.8

Arte


Luiz Fernando Faria de Oliveira, 6.2

Arte


Higor Luiz Oliveira Fernandes, 9.5

Arte


Leonardo Franco Resende, 2.12

Arte


Álvaro Rodrigues Mendes, 3.13

terça-feira, 29 de maio de 2012

Com o tempo a gente aprende


Por Jenifer Dominik Martins – 3.13

Bom, como sempre, ouvi falar de amores que pareciam impossíveis de existir, amores tão incríveis que nunca vivi e então jamais poderia ser feliz...

Mas eu estava enganada. Sem amor não podemos “existir”, ou melhor, ser felizes. E mesmo que nós não o encontremos, não quer dizer que ele não exista. Quando o tempo passar e você perceber o quanto te amei, irá entender que sou essa pessoa, “pois hoje eu sou o reflexo do meu passado”.

Um dia, depois de tanto apanhar, aprendermos e começamos a bater. E tudo o que aprendemos é para o nosso auto-crescimento e conhecimento. Registrar no meu coração um outro significado sinto que não posso! “As borboletas sempre voltam ao seu lugar de origem” e em certos momentos tenho medo de retornar de onde vim.

Quantas lágrimas já deixei escorrer, quantas mais caíram, mas tenho certeza de que valerá a pena! Quando na minha estrada eu continuar a caminhar, você perceberá que o que passou não voltará. Cada um faz sua história da maneira que lhe convier.

Dia D: posse do Grêmio Estudantil e avaliação da escola

O último dia 25 foi bastante atribulado em nossa escola. A comissão eleitoral para eleição do Grêmio Estudantil, formada por alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, empossou a chapa Para nossa alegria em cerimônia realizada às 9h.

Em seguida, foi realizada, com a presença de todos os segmentos escolares, a avaliação da escola com vistas à elaboração de projetos de gestão escolar.

Parabéns a todos os envolvidos!


Professor Felipe

O que é sonhar?

Sonhar: como é bom sonhar e pensar no sonho. Imaginar: conseguirei realizá-lo? Chegarei, pelo menos perto do que realmente é o meu sonho? Quantas etapas, obstáculos que enfrentarei? Realmente conseguirei ultrapassá-los?

Vivemos a vida toda correndo atrás de sonhos. Alguns, nem passamos perto de realizar. Sonhar com um amor impossível, um emprego, uma casa bonita, a felicidade. Onde estarão?

O que fazer para tê-los? Onde procurar? Onde começar? Mesmo que demore, que leve anos. Não importa nem que tenhamos que esperar. Valerá a pena, de alguma maneira. Será tão mais fácil se não perdermos a fé. Muito menos a esperança.

O mais importante é que tenhamos a certeza de poder contar com a presença de Deus em nossas vidas.

Sejamos felizes. 

Marilene Lopes Rodrigues, EJA1.3

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dia D: posse do Grêmio Estudantil e avaliação da escola

O último dia 25 foi bastante atribulado em nossa escola. A comissão eleitoral para eleição do Grêmio Estudantil, formada por alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, empossou a chapa Para nossa alegria em cerimônia realizada às 9h.
Em seguida, foi realizada, com a presença de todos os segmentos escolares, a avaliação da escola com vistas à elaboração de projetos de gestão escolar.

Parabéns a todos os envolvidos!

De 2012 - Dia D
De 2012 - Dia D

Fotos antigas do Henrique Diniz!

1962-2005 - Antigas