Guilherme Gomes da Silva, 1.3
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Reflexão sobre amizade
Dia do amigo
No momento, por razões alheias à minha vontade, meu corpo sofre, metamorfoseia-se! Sinto-me diferente; a vida está diferente.
A memória junta tudo e guarda. Isso porque amei e amo muito.
De repente, bate à minha porta pessoas que me querem bem. Dizem-me coisas boas, alegres, esperançosas que me trazem paz e relâmpagos de alegria.
Rubem Alves, num programa de TV que não recordo bem, disse certa vez "o amor não pode ficar sem resposta".
Amigos, vocês já repararam que tristeza rima com beleza?
Ainda o mesmo autor, sabiamente teve uma grande revelação "ostra feliz não produz pérolas".
Ainda sou pôr-do-sol;
um lago negro;
uma melodia bela e triste;
estou perto da minha alma e longe da definição do que realmente sinto.
Há uma grande solidão lá no fundo do meu ser e ninguém tem acesso a esse espaço.
Talvez por isso não consigam compreender ou compartilhar essas sensações.
É tempo de luto! Meu luto!
Eu não perdi a alegria de viver, Iara e Letícia, amigas queridas, e toda a liga da justiça. Apenas minha tristeza não é capaz de levar a minha alegria até vocês. Mas ela não terá o poder de apagá-la para sempre.
Da lagarta nasce uma linda borboleta!
Agradeço a vocês - meninas, moças, senhoritas - pelo imenso prazer de hoje, no dia que comemoramos os nossos amigos, tê-las aqui no meu lar.
Dos pequenos gestos nascem as grandes obras.
Muito obrigada, minhas amigas queridas. Vocês são suaves melodias para o meu coração.
Paz e luz.
Rose Viol
Preconceito
Estão propondo uma lei que acabe com os preconceitos, principalmente dentro dos elevadores, já que é um dos locais em que mais ocorrem preconceitos.
O preconceito hoje em dia está cada vez evidente, tanto por raça, quanto por sexo, cor, condição social, idade, deficiência física... Já está mais do que na hora desse assunto se resolver.
São mais do que certas essa e outras leis com o mesmo objetivo serem aprovadas tanto no Brasil quando em qualquer canto do mundo. Não é pela opção de sexo ou pela cor de alguém que devemos condenar os outros. Como o próprio nome já diz, preconceito nada mais é do que um conceito, uma opinião julgada antes de ter conhecimento sobre algo ou alguém.
Então está mais do que na hora de colocarmos a mão na consciência e percebermos que ninguém é igual a ninguém. Com o pensamento egocêntrico não se vai resolver nada e sim piorar..
Criis Rosas
Amor maior
Você entregaria sua mãe à morte por uma prostituta?
E por um assassino?
Um pedófilo talvez?
Um ladrão?
Adúltero?
Mentiroso?
Mas e se fosse para salvar essas pessoas da morte e da condenação eterna?
Imagine que todos tivessem uma doença muito grave e só teria cura se aplicasse um pouco de sangue de uma pessoa sem essa doença no corpo. O mundo inteiro tem essa doença, menos a sua mãe. Você deixaria a sua mãe, aquela quem te criou, te amou, esteve com você nas horas em que você mais precisava e por mais que você estivesse errado, ela sempre estava ao seu lado, morrer para salvar pessoas que você nem conhece, pessoas que matam, roubam, mentem, traem suas mulheres e seus maridos, violentam crianças e fazem outras coisas bem piores?
Você entregaria? Não, né? Pois é, nem eu.
Mas Deus entregou o único filho Dele, o qual Ele amava e que sempre esteve com Ele.
O mundo inteiro tem uma doença muito séria, muito grave, o pecado. Essa doença só tem um jeito de ser curada: tem que ser lavada pelo sangue puro, sem nenhum pecado.
Jesus veio como ser humano, como homem, sentiu fome, sede, dor, foi tentado como todo mundo. Mas não pecou uma só vez, foi puro a vida inteira apenas para uma coisa: salvar você, curar-te do pecado. E a gente nem agradece, nem ao menos queremos a cura, a limpeza do pecado. O sacrifício foi em vão? Não adiantou nada, parece.
Se nos aceitarmos este sacrifício, seremos curados. E se nós acreditarmos que Jesus ressuscitou, estamos acreditando que ele venceu a morte e nós seremos salvos. Salvos do pecado, salvos deste mundo.
Que amor é esse? Deus nos amou primeiro ao ponto de entregar o seu filho a morte. Jesus sofreu muito para nos dar a cura.
Amor maior que este não há..
Fernanda Aparecida da Silva Santos, 3.13
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Curso de teatro no museu Georges Bernanos
Atenção!
Estão abertas as inscrições para o curso de teatro no Museu Georges Bernanos no Bairro Vilela.
Telefone de contato: 3332-2047
Carla Sheyesllen Ribeiro Alves
Curso de teatro no museu Georges Bernanos
Atenção!
Estão abertas as inscrições para o curso de teatro no Museu Georges Bernanos no Bairro Vilela.
Telefone de contato: 3332-2047
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Projeto Bullying
O Projeto Bullying foi desenvolvido pela Professora Sylvana de Educação Física, nas turmas de 6º, 7º e 8º ano.
A culminância do Projeto aconteceu no dia 22/06/2011, com o apoio do JCC.
Neste dia tivemos uma palestra com a Profª. Marina Lúcia de Cerqueira Marinho Oliveira, falando sobre o bullying para alunos e professores.
As turmas apresentaram teatro sobre o assunto e contamos também com a exibição de vídeos, bastante ilustrativos.
Parabenizamos a Prof. Sylvana pela iniciativa e desprendimento, que com seu trabalho muito contribuiu para o engrandecimento do processo ensino aprendizagem, levando os alunos a uma reflexão profunda de como o bullying afeta as relações interpessoais no cotidiano escolar.
Orientadora Terezinha
Tão lindo, tão mágico
Felicidade! Com toda certeza o que eu sinto hoje é felicidade. Tantas coisas aconteceram desde aquele dia que nos conhecemos. Foi tão lindo, tão mágico.
Eu me lembro do jeito como você me olhava, eu lembro que tinha vergonha de conversar com você. Eu me lembro de quando os nossos olhares se encontravam no meio de tanta gente. Você me cumprimentava muito sem graça e meu coração batia muito forte.
Para mim, é muito especial o jeito como nos conhecemos, o jeito como continuamos conversando e o jeito como você me pediu em namoro.
Ah! Quando você me pediu em namoro... Foi tão lindo, tão mágico! Meu coração quase saiu pela boca, fiquei sem palavras, paralisada e com um frio na barriga.
Eu conto os dias e as horas para nosso primeiro encontro de amor. Vai ser lindo, vai ser mágico.
Estou muito feliz porque eu gosto de você, porque eu o amo, porque eu o quero e porque você também me quer. Amo você, amorzinho.
Fernanda Aparecida da Silva Santos, 3.13
quinta-feira, 7 de julho de 2011
2011: um ano de mudanças
Neste ano muitas coisas irão mudar em minha vida. Tenho novos planos para minha vida emocional e profissional. Esse é o último ano na escola e é hora de acordar e perceber que tudo está mudando e é preciso pensar melhor sobre o mundo profissional.
Agora é hora de começar a buscar novos objetivos e lutar por aquilo que queremos, pois nesta reta final da escola temos que estar preparados para um mundo cheio de oportunidades profissionais para pessoas qualificadas.
Neste ano, espero também que diminuam os índices de violências, que seja feita justiça, que a educação seja levada para todas as pessoas, que a paz reine em todos os povos e que possamos ter mais amor uns com os outros. Conforme o tempo passa, percebemos que o mundo está cada vez pior e por isso temos que lutar para que consigamos ter tudo o que queremos, pois nossos sonhos só se realizam se persistirmos neles.
Portanto, para 2011 ser melhor, temos que fazê-lo ser melhor, pois nós decidimos o que vai ser deste ano.
Daiane Stéfane Alves dos Santos, 3.14
segunda-feira, 4 de julho de 2011
A dor do amor
Por Mariana Gomes Turchetti – 1.3
Pessoas perguntam de onde vem o amor. Às vezes, uma dor difícil de suportar, uma dor que talvez só se cure com um novo amor.
Às vezes pessoas que nunca amaram na vida julgam aquelas que amam e que são amadas. Falam que é um exagero a dor que sentimos por amar, mas não sabem o que é o amor e muito menos o que é ser amado.
Uma pessoa que ama muito pode até chocar-se contra a própria vida sem até mesmo querer. Uma coisa que dizem: na vida, duas coisas são certas, o amor e a morte. Então, quem não ama ou nunca amou sofre uma solidão profunda que vai matando aos poucos.
Digo que amar é bom demais até mesmo com suas dores, suas barreiras para enfrentar. Mesmo passando o maior sufoco sentindo a maior dor, a recompensa vem depois.
Resposta à reportagem “Revolta contra as cópias do regulamento”
A Direção esclarece que as medidas disciplinares adotadas cumprem o que foi decidido pelo Colegiado Escolar e que, no entanto, ainda aguarda sugestões dos alunos para que novas idéias possam ser estudadas.
Em momento algum a Direção foi procurada pelos alunos para a discussão de alternativas, cabendo sempre àquela a busca do diálogo e da conciliação no assunto.
A Direção
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Revolta contra as cópias do regulamento
Reportagem: Fernanda Aparecida da Silva Santos
Redação: Mariane Renata do Nascimento
Edição: Ana Caroline da Silva Carvalho
Fotografia: Dayane Amanda da Costa Fagundes
Os alunos de nossa escola já há muito tempo estavam reclamando de ter que copiar o Regimento Escolar quando são praticamente obrigados a ficarem fora de sala.
Acontece o seguinte, o aluno chega um minuto atrasado na sala de aula e não pode entrar porque o professor em questão não permite. Então o aluno vai pra sala do vice-diretor e recebe uma ocorrência por não estar dentro de sala estudando. Aí o aluno é pedido para copiar o Regimento Escolar (o que falam que não é obrigatório, mas, se não copia, recebe outra ocorrência).
Os alunos se revoltaram porque pensaram: “Então quer dizer que além de receber ocorrência porque o professor não me deixou ficar na sala, se eu não copiar o Regulamento, eu recebo outra ocorrência? Isso quer dizer que se isso se repetir duas vezes eu sou suspenso por 3 dias da escola.”
Há duas semanas três alunas do terceiro ano do Ensino Médio resolveram tentar acabar com isso. Elas pediram licença para o professor que estava na sala delas e começaram a passar em todas as salas da escola pedindo apoio dos outros alunos com cartazes e textos para o Jornal. Todos os alunos ficaram de acordo e se revoltaram pelo que estava acontecendo.
Mas alguém (que ainda não temos certeza de quem foi) contou para o vice-diretor e para o diretor que estas alunas fizeram isso sem o consentimento deles. Mas como eles deixariam essas alunas passarem em todas as salas falando algo que de certo modo era contra eles?
No outro dia as chamaram para a sala do diretor para uma conversa séria com ele. As questões colocadas pelos alunos foram discutidas rapidamente na reunião do Colegiado e foi decidido que os alunos não precisariam mais limpar o pátio (que era uma das coisas que o vice-diretor pedia) e que quando os alunos forem expulsos da sala de aula ou simplesmente não puderem entrar por atraso, o professor em questão terá que ter uma atividade em mãos, se não tiver o aluno será obrigado a copiar o Regulamento para não ficar sem fazer nada nesse horário.
Mas nós, alunos, não queremos deixar por isso mesmo. Nós ainda queremos lutar por esta causa, já fizemos reuniões com representantes de turma e estamos esperando o momento certo para nos reunir com o Colegiado e tentar resolver este problema de uma vez por todas.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Projeto Caixeiro da Leitura
Aconteceu na nossa Escola a Implantação do Projeto Caixeiro da Leitura, com apresentação de um teatro de Fantoches pela turma do 5º ano da Prof. Valderes e a entrega dos Kits do projeto para os primeiros alunos sorteados de cada turma.
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.
CONTEÚDO DOS TRABALHOS:
- Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
- Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.
OBS: a madrinha do projeto é a Secretária Rosângela (Rosa), que muito contribuiu para que o projeto pudesse acontecer. Nossos agradecimentos à Rosa e professoras pelo apoio.
Orientadora Terezinha
Projeto Correio da Escola
O carteiro chegou na turma do 3º ano do Ensino Fundamental...
Acontecendo no 3º turno o Projeto Correio da Amizade, com o objetivo de trabalhar as diferentes formas de produções textuais e preparar os alunos para a Provinha do PROALFA.
O presente projeto visa:
- Privilegiar o fazer como forma de aprendizagem, colocando as crianças em contato com situações semelhantes àquelas com as quais convivem ou irão conviver no dia a dia;
- Desenvolver o auto-respeito e a cooperatividade.
O Projeto foi criado com a finalidade de aprimorar a escrita bem como a leitura, compreensão e interpretação de texto, mensagens e afins.
Trata-se de uma troca de correspondências entre os alunos da sala e posteriormente entre os alunos de salas diferentes, para que isso, além de um possível avanço correlacionado à disciplina de Língua Portuguesa, os alunos possam criar entre si um vínculo positivo de amizade e harmonia, além de aumentar a compreensão da importância da comunicação em nossa vida.
Orientadora Terezinha
Minha parcela de culpa com as perturbações motoras
Para essas coisas, sim.
Todas essas coisas.
Meu súbito amor se atira
No vácuo social.
É preciso sorrir, sim.
Sorrir logo quero real.
Não é como imaginamos.
Uma coisa é certa,
O real construímos cada dia,
Neologismo pelas vielas da vida,
Sempre conosco, a todos os lugares.
Saudade não é querer desfrutar
Do consolo da ilustre presença.
Mas banhar-te apenas do conhecimento
Do qual se anseia estar unido.
Mas sabedoria impulsionante, sim.
Minha parcela de culpa se cria
E erro estupidamente. Por chorar sem luta.
Erramos quando abaixamos a cabeça,
Erramos se não houver humildade.
Nossa fala sócio-filo-econômico-educacio-midi-governa-talento-mental.
Oito metas e mais nada, nada!
Estranho o mundo continuar.
O Brasil paralisa e não é para todos.
Seu papinho virtual e vídeos vazios,
Alimentam alienações.
Daí o homem responsável de terno ou de farda.
Vai oprimir tua liberdade, massacrando seus direitos
E gozando de vossa existência ridícula, insigne,
Acompanham-te da moda e dos fúteis blá blá blás.
Eu me interesso apenas pelos sonhos,
Sonhar construímos, pois,
Sonhar sem luta é vegetar (...)
Se não sonharmos estamos mortos..
Renan Gustavo Almeida Braz Viveiros, 2.7
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